Conheça mais sobre o Biodiesel feito de Óleo de cozinha Reciclado

29 abr

reciclagem-c3b3leo

O óleo de cozinha está sendo reciclado cada vez mais e existem centenas de entidades e organizações que fazem a coleta desse resíduo extremamente poluente.  O óleo sempre foi reciclável, anteriormente virava sabão, combustível de candeeiro, mas atualmente pode ser usado para fabricação de biodiesel, um diesel vegetal que polui menos e é um substituto a altura do derivado de petróleo. Se você não recicla o seu óleo de cozinha, fique sabendo que um litro de óleo de cozinha usado pode contaminar um milhão de litros de água e, além deste fato, o óleo ainda é o grande vilão no entupimento da rede de esgotos.

oleonapia

Faça seu próprio biodiesel caseiro

Sim! é possível fazer biodiesel de óleo de cozinha em casa e o motor diesel pode funcionar com óleos vegetais, sem qualquer modificação,  desde que se faça uma mistura, que pode ser do óleo vegetal com querosene, diesel, álcool, gasolina, etc. Mas o processo não é tão simples, você vai ter que filtrar o seu óleo de maneira que ele fique extremamente limpo, essa realmente é a parte difícil. Existem inúmeros processos para faze-lo e todos eles envolvem o dispêndio de energia (ou $$$) para se ter um óleo mais ou menos puro e, claro, quanto maior a pureza, maior o poder de queima do biocombustível.

Processo de reciclagem e transformação de óleo de cozinha em Biodiesel

Para transformar o óleo de cozinha você terá que dar  inicio a uma super filtragem física, que significa retirar os resíduos e materiais mais óbvios daqueles alimentos fritos e  também a água que pode estar neste sistema. Ele passará por uma filtragem química ou uma filtragem física mais apurada (e mais demorada, pois envolve o uso de filtros), que vai eliminar outros resíduos menores mas também indesejados. Depois de extremamente limpo o óleo é misturado com álcool combustível e um produto catalisador para melhorar a mistura e combustão transformando o óleo de fritura em um produto novo e extremamente eficaz,  isso para um automóvel desequipado de sistemas extras porem existem possibilidades de utilizar o óleo mais vulgarmente filtrado, porem com um sistema de tanques auxiliares que estocam o bio óleo e são equipados por um sistema que aquece o óleo antes deste chegar ao motor, o que torna a queima do biodiesel bruto tão eficiente quanto do derivado de petróleo.

No mercado já existe um aparelho residencial que transforma óleo de cozinha usado em biodiesel, fabricado pela Biobot, um empresa inglesa, esse aparelho chamado de BioBot 20 consegue transformar o óleo de cozinha usado que a dona de casa iria descartar em biodiesel pronto para o uso.

No caso do BioBot 20, ele tem capacidade para processar até 20 litros de óleo, misturados ao metanol, e o tempo para produzir esses 20 litros é de 12 a 24 horas dependendo da qualidade do óleo. Seu preço é barato levando em conta que usa como matéria prima um produto que iria para o lixo, são apenas U$ 655,00.
.
reciclaoleo540

About these ads

Uma resposta to “Conheça mais sobre o Biodiesel feito de Óleo de cozinha Reciclado”

  1. laerte brito 26 de novembro de 2013 at 00:53 #

    muito bom, agradeço a ajuda, e vou tentar fazer um teste, tenho certeza que vale a pena.. Grande abraço .. Laerte Brito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 17.332 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: